Roteiro Literal #6 "Água para Elefantes"

O filme "Água para Elefantes" romance adaptado do best-seller de Sara Gruen estreou nos cinemas brasileiros dia 29 de abril com um elenco que vai de vencedores do Oscar como Reese Witherspoon e Christoph Waltz até o jovem Robert Pattinson que tenta aos poucos sair das sombras da saga Crepúsculo.

No filme Jacob Jankowski um senhor de 70 anos relembra sua trajetória, quando aos 23 anos era um estudante de veterinária que perdeu os pais em um acidente, sem dinheiro, sem família e sem ter para onde ir ele pula em um trem em movimento, sem saber que acabava de entrar no trem do circo Irmãos Benzini - O Maior Espetáculo da Terra. Lá ele é contratado como veterinário e começa a se envolver nesse novo mundo, fazendo novos e inusitados amigos (e inimigos também) e principalmente se apaixonando pela bela Marlena a mulher do todo poderoso chefe do circo.

Esse era um filme que eu particularmente estava muito ansiosa para assistir, afinal eu amei o livro (resenha aqui) e sou fã do Robert Pattinson então não podia perder. Pelas fotos e também pelo trailer já era possível notar a beleza do filme, os cenários, o figurino e principalmente a fotografia são espetaculares e conseguem dar um tom de magia que nos faz mergulhar no mundo do circo.

Quanto ao livro o roteiro conseguiu ser bastante fiel, as partes mais importantes foram devidamente respeitadas , algumas poucas mudanças foram feitas mais não causaram aquele efeito de espanto como acontece na maioria das adaptações. A maior mudança que fizeram foi tirar o Tio Al do filme, para quem não leu eu explico, no livro o Tio Al é o dono do circo e o August é uma espécie de vice-presidente, braço direito, ou seja, ele também tem grande poder dentro do Irmão Benzini. Porém no filme não existe o Tio Al, sendo assim August foi colocado como sendo o dono do circo, o que não prejudicou em nada o andamento das coisas, pelo contrário só nos poupou de conhecer um personagem meio "peso morto" que nada teria a nos acrescentar.

Quanto as atuações dois atores em particular dão um show, o ótimo Christoph Waltz que mais uma vez está excelente interpretando com perfeição as oscilações de humor de August, que pode estar muito gentil em um momento e repentinamente se tornar agressivo e nervoso. O segundo destaque é o ator Hal Holbrook que interpreta Jacob aos 70 anos e consegue passar só através de sua voz todo peso da história de vida do personagem.


Já Reese Witherspoon me decepcionou um pouco, eu adoro ela, mais não consegui enxergar nela a essência de Marlena, uma mulher muito sensual e ao mesmo tempo com uma doçura de menina, e sinceramente ela estava meio sem graça no papel, não ruim, mais sim desconfortável. E não posso deixar de citar a elefanta Rosie que é uma graça e rouba a cena sempre que aparece.


Deixei Robert Pattinson por último porque é um caso a parte, a saga Crepúsculo está chegando ao fim e ele já está tentando seguir seus passos longe do vampiro que lhe deu fama. Primeiro tenho que comentar a irônia do destino, já que seu personagem se chama Jacob, em "Lembranças" eu já tinha achado a atuação delemuito boa e em "Água para Elefantes" ele manteve o mesmo nível, Jacob é um personagem que tem muito sofrimento dentro de si, mais é um típico bom moço, tenta ajudar de todas as formas os amigo e proteger sua amada de seu perigoso marido, Pattinson não faz uma grande atuação mais conseguiu me convencer.


Traduzindo, "Água para Elefantes" me encantou e no geral atendeu as minhas expectativas, é claro que o livro é melhor mais o filme não deixou a desejar. Ele tem um elenco ótimo, é visualmente lindo, tem um romance fofo e ainda trata de sérios temas sobre os maus tratos de animais, então não deixem de ler e assistir!!!

Poll

Followers

Ocorreu um erro neste gadget