Aí está um dos livros mais comentados do momento ao abri-lo nos deparamos com dezenas de elogios dos maiores críticos do mundo, rotulando "Um Dia" como um clássico moderno. E a pergunta que ficava na minha mente era: "Será que é mesmo isso tudo?". Hoje eu tenho uma resposta: "Sim, é isso tudo e mais um pouco!"
O grande diferencial de "Um Dia" é forma como a história é narrada, pois cada capítulo narra o dia 15 de julho durante 20 anos, tipo cap.1 - 15 julho 1988, cap.2 - 15 de julho de 1989, e assim por diante. Assim quando um capítulo termina, o próximo não será uma continuação dele, pois já terão se passado um ano e aí muita coisa já mudou, no início é meio estranho mais dá para se acostumar rápido e pegar o ritmo do livro.
O que mais encanta é a forma como o romance acontece, Em e Dex são amigos durante anos, ela guarda um paixão por ele que nunca foi muito correspondida e aprende a lidar com isso, continua sua vida e aceita a amizade. Já ele é o típico garoto mimado, sempre teve tudo que quis, vive bebendo, fumando e "galinhando" e quando se depara com o mundo real fica perdido.
Em "Um Dia acompanhamos a vida de Em e Dex durante 20 anos e acreditem muita coisa acontece. Não se trata de um romance louco onde o casal se apaixona a primeira vista e quer ficar junto para sempre, o romance desse livro não aparece do nada, ele é construído ao longo de idas e vindas e acontecimentos inesperados que dão o toque mais real a obra de David Nicholls. É um livro diferente, inteligente e surpreendente. Leiam!!!
"Um Dia já foi adaptado para o cinema e o roteiro foi escrito pelo próprio David Nicholls, o filme trás como protagonistas Anne Hathaway e Jim Sturgess, que na minha opinião não poderiam ter escolhido casal protagonista melhor. A estreia é em agosto nos E.UA e no Brasil nada de data definida por enquanto.
Olhem o poster que maravilhoso, e abaixo segue também o trailer, mais eu já vou avisando que tem spoiler!!!